Dúvidas
Dicas
Perguntas respondidas
Qual é o jeito certo de passar o creme ao redor dos olhos?
Use o dedo médio ou anular. Massageie as pálpebras inferiores e abaixo das sobrancelhas com movimentos do centro em direção às têmporas. Evite fazer movimentos circulares.
Grávida pode fazer peeling? E aplicar toxina botulínica?
O peeling de cristal é o único liberado por ser um tratamento físico. Já as injeções de toxina não são recomendadas. Não há relatos de efeitos adversos, mas como não há comprovação de sua segurança é melhor não arriscar.
Há relação entre chocolate e espinhas?
Não comprovado cientificamente. No entanto, o chocolate pode estimular os receptores hormonais da pele, resultando no mau funcionamento das glândulas sebáceas e em acne. "O sebo, quando acumulado dentro do poro, resulta na proliferação da bactéria causadora das espinhas", explica Dr. Fabrício Lamy. O tratamento adequado só pode ser indicado com a avaliação da pele, já que as causas podem variar de pessoa para pessoa.
Quais cuidados básicos devo tomar com minha pele no inverno?
Evite banhos muito quentes e o uso exagerado de buchas. Capriche na hidratação do corpo e rosto, com cremes adequados ao seu tipo de pele. No inverno, é comum a necessidade de hidratantes mais potentes. E não abra mão do filtro solar mesmo nos dias frios e nublados.
A luz do escritório faz mal para minha pele?
Sim. Está comprovado que a luz branca tem efeito nocivo às células, porém os danos são bem menores do que o da luz solar. O uso diário de protetor solar adequado é importante para evitar o fotoenvelhecimento da pele. Para pacientes predispostas às manchas que trabalham continuamente na frente computador, o filtro deve ser reaplicado inclusive à noite.
Tenho a pele negra que está muito ressecada. O que devo fazer?
Opte por sabonetes com pH neutro e faça uso de hidratantes pós-banho. Um ótimo hábito é o de usar filtros solares FPS 30 que contém hidratantes na fórmula, como o ácido hialurônico.
Qual o fator de proteção do filtro solar devo usar?
Um filtro solar eficiente deve ter uma boa proteção para radiação UVA e UVB. Medimos o nível de proteção UVB pelo número 15, 30, 50; e UVA pelo número de estrelas de 1 a 4 de baixa, média alta e muito alta proteção (ou pelo fator PPD). Recentemente, a recomendação do fator mínimo de proteção mudou de 15 para 30, mesmo para as peles morenas. Para as mais clarinhas, recomendo um filtro 50+ de alta proteção UVA.
Existe diferença entre Filtro solar 50, 60 e 100?
Segundo a nova regulamentação internacional os protetores solares devem ter rotulação máxima de 50+ por serem equivalentes em fotoproteção aos fatores de 50 para cima.
Qual a idade ideal para fazer Botox?
Não existe uma idade ideal. A indicação correta está na análise da pele de cada paciente. O momento mais propício é quando começamos a visualizar alguma marca das linhas de expressão na pele em repouso.
Há um número máximo de vezes que se pode fazer o Botox?
Não. Como o organismo se recupera totalmente do efeito da toxina botulínica, esta pode ser repetida quantas vezes forem necessárias, respeitando o intervalo mínimo de três meses entre as aplicações.
Minhas rugas podem piorar depois que o efeito do Botox passar?
Não. As rugas melhoram com a aplicação da Toxina botulínica pelo relaxamento temporário daquele músculo. Quando o músculo recupera a força as rugas reaparecem gradativamente.
Qual o melhor tratamento para manchas escuras como as sardas?
Toda mancha deve ser avaliada para ser proposto um tratamento ideal.
O clareamento a laser é um método moderno, eficaz e seguro.
Ipanema - Rua Visconde de Pirajá 608 - Grupo 701 - Tel: (21) 3083-4022
Barra - Av. das Américas 3500 - Bloco 04 - Grupo 411 - Tel: (21) 3282-5510
lamy@lamy.com.br